Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe esta Página

DOMINGO    

            INFORMAÇOES  SECRETÁRIA

                 31-33917903

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



ESBOÇOS DE MENSAGENS

ESBOÇOS DE MENSAGENS

 

                             

 

 

SALMOS 37.23  O SENHOR FIRMA OS PASSOS DO HOMEM BOM E NO SEU CAMINHO SE COMPRAZ

 

 

Ao criar o ser humano o Senhor Deus o fez perfeito e completo e fê-lo Coroa de Sua criação.

 


Imagem e semelhança Sua. E, desta forma, Sua obra não estaria completa acaso o ser humano fosse incapaz de tomar decisões por si próprio, de executar as ações decorrentes destas decisões, bem como de entender as conseqüências de seus atos. Neste contexto disse Deus ao homem:

"... De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16-17 )

Mas, a serpente disse:

"... Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gn 3:4-5 )

E preferiu o ser humano crer na serpente a crer em Deus. Faltou-lhe fé em Deus. Faltou-lhe obediência a Deus. E por este pecado, o maior de todos, a falta de fé no Deus Verdadeiro, foi o ser humano expulso do paraíso e fez-se separação entre Deus e os homens:

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça" (Is 59.2 )

E o pecado e todo o mal entraram para a natureza humana e isto lhe causou, por condenação divina, a morte. Pois, mesmo tendo Deus, desde o início, advertido o homem do resultado da desobediência: "Se comeres, certamente morrerás...", ainda assim o homem, dando ouvidos à serpente, ignorou o aviso e, p
ortanto, merecendo foi condenado por suas ações.


Mas, apesar do pecado e da maldade e da escuridão do coração humano, Deus em Sua infinita misericórdia nos amou a ponto de, mesmo estando nós mortos em nossos pecados, providenciar o meio para que pudéssemos nos salvar da condenação eterna causada por nossos pecados. E esta salvação exige que nós venhamos a nascer novamente:

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3 )

Mas, que tipo de nascimento é este?

Certamente não é um nascimento físico, pois se nasce apenas uma vez, mas sim, um nascimento espiritual, um milagre de Deus, um segundo nascimento durante a vida: "... Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3.5 )

E de que forma podemos passar por este novo nascimento e ter acesso ao reino dos céus?

Existem alguns passos a serem dados de modo a que cheguemos a este novo nascimento, e Deus em sua infinita sabedoria os fez bastante simples, de modo que qualquer pessoa independentemente de seu grau de instrução possa segui-los e vir a se salvar da condenação eterna:

1. Reconhecimento

"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus."
"Ó Deus, sê propício a mim, pecador!"
(Rm 3.23; Lc 18.13)

2. Arrependimento

O arrependimento é algo que exige reconhecimento de um fato e disposição para mudar. O homem necessita arrepender-se de seus pecados cometidos por palavras, por pensamentos ou por feitos.

‘‘disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o Dom do Espírito Santo‘‘( At 2.38).

Arrependimento é o componente para o completo perdão dos peca
dos. A Bíblia ensina com grande ênfase que o Senhor Deus está pronto a perdoar o homem. Desde de que haja arrependimento verdadeiro.

(Lc 13.3; At 3.19)

3. Confissão

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (I Jo 1.9; Rm 10.9)

4. Renúncia

"Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos...
e volte-se para o nosso Deus, porque GRANDIOSO É em perdoar."
(Is 55.7)

5. Crença (FÉ)

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. "
(Jo 3.16; Mc 16.16)

6. Recebimento

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome." (Jo 1.11,12)

7. Firmeza

"Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza,

às verdades ouvidas, para que delas jamais nos
desviemos."
(Hb 2.1)

8 . Batismo em nome do Senhor Jesus Cristo.

Jesus foi batizado para nos dar o exemplo. “Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão” (Mc 1.9).

O próprio Jesus ordenou o batismo: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.

E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19-20). Então, se Jesus ordenou, todo aquele que nele crê deve ser batizado. A Bíblia diz: “... muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados” (At 18.8).

A evidência de que alguém conhece ao Senhor, é obedecer aos seus mandamentos (1Jo 2.3).

O batismo ilustra o fato de Jesus ter morrido e ressuscitado. “... Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co 15.3-4).

Então, quando o cristão é batizado, isso ilustra que ele também morreu e ressuscitou com Cristo; “tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos” (Cl 2.12).

Assim, por se tornar uma nova criatura em Cristo, o batismo faz sentido para o que crê em Jesus (2Co 5.17). Desde o novo nascimento passamos a andar em novidade de vida (Rm 6.4).

O batismo não faz você ser um crente, mas mostra que você já tem crido. O batismo não salva você. Somente pela sua fé em Jesus é que você é salvo. Batismo é como aliança de casamento, é o símbolo exterior do compromisso que você já fez em seu coração.

“Porque pela graça sois salvos, medi
ante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).


Qualquer pessoa que tenha crido em Cristo como Senhor e Salvador deve ser batizada. Isso pode acontecer tão logo ela aceite Jesus pela fé. “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (At 2.41).

Não há razão para longa espera. Se você esperar até ser “perfeito”, você nunca vai se sentir “bom o suficiente” para o batismo.

O Apóstolo Pedro explica sua necessidade: para “remissão dos pecados e recebereis o Dom do Espírito Santo”.( At 2.38)

Portanto, os oito Passos para se adquirir a Salvação são:

1 Reconhecimento

2 Arrependimento

3 Confissão

4 Renúncia

5 Crença

6 Recebimento

7 Firmeza

8. Batismo em nome do Senhor Jesus Cristo.

Prezado Leitor, quem sabe a insegurança quanto a vida depois da morte tem tomado o lugar que pertence à fé na Palavra de Deus. Quem sabe o leitor deseja com sinceridade saber realmente como herdar a vida eterna e obter perdão completo de pecados. Digo amigo a graça de Deus é estendida hoje a você.
A salvação está perto de sua alma agora. Hoje. Neste mesmo momento você poderá mediante a fé em Cristo, ver iniciar-se uma vida absolutamente nova. Sua alma poderá ser inundada de uma paz que você nunca experimentou anteriormente.

Se você deseja agora mesmo receber a grandiosa Salvação de Deus e iniciar um relacionamento vivo com o Deus vivo, faça a oração a seguir.

Senhor Deus, aqui estou. Sei que Tu estás me tocando agora.

Reconheço que sou pecador e que cometo pecados contra Ti. Mas desejo profundamente mudar a minha vida. Eu lhe peço perdão. Perdoa-me por completo.

Lava-me por inteiro e faz entrar a Tua paz em meu coração muitas vezes confuso e angustiado.

Neste momento eu entrego a minha vida a Teu Filho Jesus Cristo e o aceito como meu único Salvador.

Eu recebo Jesus em meu coração.

Dá-me Senhor, pela Tua graça, a Salvação de minha alma.

Eu te agradeço em nome do Senhor Jesus Cristo.

Sim, se você fez esta oração crendo de todo o coração, você acabou de ser salvo pela graça Divina. Parabenizo-o louvando a Deus por sua decisão. Quero lembrá-lo do que diz a Bíblia para os que creem como você.

‘‘... A palavra está perto de ti; está na tua boca e no teu coração, isto é, a palavra da fé que pregamos. ‘‘Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvos. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a Salvação.

Pois a escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido‘‘( Rm 10.8-11)

Fique com Deus na Paz do Senhor Jesus, amém!

 

Presença de Deus - Causas e efeitos

 

Introdução

A presença de Deus determina o nosso estilo de vida. Se agirmos de acordo com as nossas próprias convicções e nos pautarmos nos valores da sociedade, estaremos distantes do Senhor. Mas, se crermos no sacrifício de Jesus e aceitarmo-lo como Salvador, experimentaremos uma mudança significativa de vida.

 

A presença de Deus é:

A forma contínua como o Senhor se manifesta em nós, transformando a nossa vida, o nosso caráter e as nossas atitudes.

 

 

I. Atitudes que atraem a presença de Deus

1.1      — Ter fé inabalável

A fé é a prova das coisas que se não vêem (Hb 11.1). Ela nos motiva a acreditar e a esperar em algo, mesmo não tendo prova visível de que tal coisa acontecerá. Moisés preferiu passar por todas as provações com o povo de Deus no deserto, em vez de estar desfrutando das regalias no palácio.

1.2 — Praticar o amor a Deus

Moisés não apenas tinha fé em Deus; ele também o conhecia, amava e desejava a Sua presença. Isso está expresso no seu diálogo em Êxodo 33.13,12-16.

“Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isa que e a Jacó, dizendo: À tua semente a darei. E enviarei um Anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus), a uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo obstinado, para que te não consuma eu no caminho. “

Êxodo 33.1-3

1.3 — Praticar o amor ao próximo

Se Moisés fosse soberbo e egoísta, certamente não teria se preocupado com a morte dos israelitas e se envaideceria por ter sido escolhido para ser o pai do novo povo de Deus. Mas, em vez disso, esse líder suplicou misericórdia e perdão, lembrando ao Senhor a promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó (Êx 32.9-14).

1.4 — Ter coragem e ousadia

Moisés demonstrou não apenas amor pelo povo, mas também ousadia ao fazer a seguinte proposta: Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito (Êx 32.32).

1.5 — Ter discernimento espiritual

Ao receber a ordem de marchar com o povo, 

Moisés disse ao Senhor: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui (Êx 33.15).

 

II. Como conhecer mais o Senhor?

2.1 — Buscando a Deus por meio da oração

Nós, seres humanos, só podemos conhecer-nos se conversarmos uns com os outros. Fato semelhante também acontece em nossa vida cristã; só poderemos conhecer a Deus se falarmos com Ele por meio da oração. Há várias exortações quanto a essa prática na Bíblia (Fp 4.6; Ef 6.18).

2.2 — Buscando uma íntima comunhão com Deus

O Senhor falava com Moisés face a face, como qualquer pessoa fala ao seu amigo (Êx 33.11). Isso significa que havia uma profunda comunhão entre Moisés e Deus. Se você quer ter a presença de Deus em sua vida, então procure aprimorar a sua comunhão com o Todo-poderoso.

2.3 — Sendo obediente à vontade de Deus

Deus exortou o Seu povo a guardar o que lhe ordenou (Êx 34.11). Em outras palavras, o Senhor estava dizendo que o povo teria de obedecer a Ele. Obediência. nesse caso, significa submissão a Deus e disposição de aceitar a Sua vontade.

2.4 — Sendo organizado

Deus é muito organizado. Tudo o que Ele criou obedece a leis e princípios. Quando Ele disse a Moisés que Sua presença iria com ele, imediatamente começou a concretizar a Sua presença criando leis. Deus não opera onde há desordem. A Bíblia diz que se faça tudo com ordem e decência (1 Co 14.40).

 

III. O que a presença do Senhor produz?

3.1 — A presença de Deus produz movimento

À medida que a nuvem sobre os israelitas no deserto se movia, o povo também se movia. No Novo Testamento, a presença de Deus abalou o lugar onde os cristãos estavam reunidos (At 4.3 1).

3.2 — A presença de Deus nos faz sentir amor pelos perdidos

Precisamos abrir o nosso coração e permitir que o amor de Deus nos tome, encha-nos e transborde para tudo ao nosso redor. Se estamos cheios da presença do Espírito, devemos empenhar-nos em proclamar o amor de Deus em toda a terra (Jo 3.16).

3.3 — A presença de Deus nos torna produtivos, prósperos e alegres

Aos fiéis à Sua aliança, o Senhor prometeu prosperar o trabalho e o fruto de suas mãos (Dt 28.5).

3.4 — A presença de Deus aponta para a direção certa

Deus guiou Israel pelo deserto até a Terra Prometida (Êx 33.1-5), bem como o destino de José na terra do Egito (Gn 37 a 50). Se permanecermos na presença de Deus e esforçarmo-nos para termos um caráter reto, sem dúvida o Senhor nos guiará.

3.5 — A presença de Deus produz descanso, paz e tranqüilidade

Hoje vemos muitas pessoas que se preocupam de maneira exagerada com o futuro. Mas a preocupação excessiva não conhecemos gera ansiedade e insegurança. Em vez turbar

 o coração devemos sim desfrutar da paz de Deus (Jo 14.27).

3.6 — A presença de Deus proporciona milagres

Deus sustentou dois milhões de pessoas ao prover miraculosamente tudo o que o Seu povo precisava. Elias foi alimentado pelos corvos (1 Rs 17.6) e usado para abençoar a viúva de Sarepta (1 Rs 17.10-14). Deus também fará milagres em nossa vida abrindo portas e resolvendo problemas que julgamos impossíveis.

 

Subsídio teológico

No Antigo Testamento, a palavra usada para descrever a presença gloriosa de Deus é shekinah, que, no hebraico, significa morada, presença, aquilo que vive (entre nós). Atualmente, o significado mais empregado para shekinah é glória de Deus.

 

Nota cultural

Foi provavelmente um corvo da espécie corvus corax que alimentou o profeta Elias no deserto. Acredita-se que essa ave teve origem nos desertos da Ásia, por isso é um animal solitário e individualista.

3.7 — A presença de Deus é garantia de vitória

Veja o que o salmista dedara sobre o assunto nos Salmos 16.8,11; 68.4- 10,19,20,35; 140.12,13.

 

Conclusão

Se você quer ter a presença do Todo-poderoso em sua vida, então creia no único Deus e Senhor, e aceite Jesus como o seu Salvador — este é o primeiro passo —, consagre-se, busque conhecê-lo, cultive um relacionamento mais profundo com Ele e faça parte da Sua família.


 

 

 

 

Desfrutando da casa do Rei

Texto: (2 Cr 9: 1-12)

Vemos em uma passagem da bíblia a historia de uma rainha que saiu de terras distantes para conhecer o palácio de Salomão.

Esta rainha foi muito sabia, pois não se intimidou ao desfrutar de toda a hospitalidade do rei.

Ela comeu, bebeu, tirou as suas duvidas e ainda recebeu diversos presentes do rei.

Se  você fosse convidado por um rei para visitar o seu palácio, O quê você faria?

Em todo culto que vamos o Rei Jesus sempre esta presente, mas muitos cristãos tem deixado isto passar por desapercebido, e ficam tão preocupados com o fim do culto que mal aproveitam a presença do Rei.

Nós que somos a noiva de Cristo, temos que desfrutar de tudo aquilo que Jesus nos proporciona mediante a sua graça.

Devemos ser como a rainha de Sabá.

 

Entendendo o contexto da história

Em todo palácio da antiguidade havia três grandes salas que eram de suma importância em um reinado.

E quando analisamos o contexto vemos que a rainha de Sabá visitou cada uma destas salas.

Quando vamos à casa do Senhor não podemos deixar de visitar nenhuma destas três grandes salas.

 

I - OS TRÊS COMODOS DA CASA DE DEUS

1 - SALA DO BANQUETE

Era o lugar onde o rei banqueteava e festejava com seus convidados,lá ele comia, bebia alegrava-se.
Vamos ver no livro de Daniel, Belsazar dando uma grande festa na sala do banquete

"O REI Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil. " (Dn 5.1)

O rei Salomão recebeu a Rainha de Sabá na sala do banquete (1 Re 10:5)

Aplicação Pessoal
Quando estamos na casa do Senhor, louvando e exaltando o seu santo Nome, Deus traz a sala do banquete diante de nós, se alegra conosco e quer saciar a nossa fome espiritual.

Não podemos deixar de desfrutar da mesa do Rei.

Coma beba e se alegre,o Rei te ama.

2 - SALA DA TESOURARIA
A sala da tesouraria é semelhante ao Banco Central que temos em nosso país.
Um reinado sem a sala da tesouraria era um reinado falido.

Era  nesta sala que se concentrava todos os tesouros, como ouro,prata, bronze e diversos outros títulos, lá se concentrava a força econômica do reino.

A rainha de Sabá entrou na sala da tesouraria e recebeu tudo quanto queria (2 Cr 9: 12-13)

Aplicação Pessoal

Jesus é aquele que tem a chave de Davi. (Ap 3:7), Ele é o que abre e ninguém fecha e fecha e ninguém abre,Ele é aquele que tem todo poder e toda autoridade (Mt 28:18)

Tudo depende Dele, e nada acontece se não for por sua vontade, se você esta precisando de alguma coisa não se desespere, entre na sala da tesouraria, e lance sobre Jesus as suas necessidades espirituais e materiais.


3 - SALA DO TRONO

Neste lugar o rei exercia o seu poder executivo, era justamente nesta sala que eles tratavam dos mais diversos assuntos em relação ao governo do reino.

Lá eles exerciam o seu cetro, tomavam decisões e criavam leis.

A rainha de Sabá entrou na sala do trono e falou tudo quanto tinha no seu coração (2Cr 9:1)

Quando Hamã tinha um plano para destruir os judeus, a rainha Ester entrou na sala do trono e intercedeu pelo seu povo.(Est 5:1-2)

O apostolo João viu e entrou na sala do trono de Deus (Ap 4: 1-11)


Aplicação Pessoal

O nosso rei esta nos esperando na sala do trono, Ele quer que estejamos diante dele derramando o nosso coração assim como a rainha de Sabá fez com Salomão.

O cetro de equidade e justiça esta nas mãos dele, mas para que venhamos desfrutar desta intimidade com o rei, precisamos ser ousados e entrar pela porta que nos foi aberta.

O véu foi rasgado e agora já não existem mais barreiras entre nós e Deus.

As vezes o nosso coração esta cheio de amarguras e tristezas,vamos até a casa de Deus mas voltamos com o coração do mesmo jeito.

 

Conclusão

Não tenha medo e nem perca a oportunidade, o palácio do rei esta de portas abertas pra você.